quinta-feira, 24 de março de 2011

Desenvolvendo a Salvação


Desenvolvendo a Salvação

Fp 2.12-15

A salvação pode ser comparada a uma semente semeada no coração do ser humano. O próprio Jesus comparou o coração humano como solo, e as sementes como palavras de salvação (Mt 13.1-9,18-23). O desenvolvimento ela tem um inicio, neste caso no dia da nossa conversão, mais no longo do tempo ela vai se desenvolvendo como uma planta, ela começa numa semente, mais vai desenvolvendo até que um dia esta arvore, começa dar os seus frutos. A salvação é a mesma coisa vai se desenvolvendo até que possamos dar frutos.

I. Desenvolvendo a Salvação Com Temor e Tremor. Vs 12.ð Algumas traduções dizem, “operai” outras “ponham em ação”, mas isto é um sentido de desenvolvimento. O dicionário define o desenvolvimento como: 1) Ato ou efeito de desenvolver(-se); desenvolução 2) Adiantamento, crescimento, aumento, progresso. O desenvolvimento da salvação com temor e tremor é chamado de santificação. Que é um processo na vida do Cristão, que começa na nossa conversão e termina quando Deus nos convocar (Nossa Morte ou Arrebatamento). A santificação é o processo na vida do crente, para que a sua vida se assemelhe a Cristo. O nosso alvo é ser semelhante a Cristo.

Temor é usado no sentido de reverência, respeitar a Deus, isto leva o crente obedecer a Sua Palavra, pois quer agradar a Deus. Tremor é no sentido de tremer diante de Deus, pois sabemos que Deus pune o pecado e que ele vai julgar os nossos erros, pois a Bíblia diz que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo (Hb10.31).

II.Desenvolvendo a salvação Com a ajuda do Espírito Santo ð Vs. 13 diz que: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” Deus opera ou age na vida do crente através, do Espírito Santo que habita no crente pois somos santuário do Espírito Santo (I Co 3.16). Um dos ministérios do Espírito Santo é o convencimento, pois Ele nos convence do pecado da justiça e do juízo (Jo 16.7-11), A salvação vem mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. Quando não ouvimos e não obedecemos aquilo que Espírito Santo esta nos mostrando, corremos o risco de apagar a atuação do Espírito Santo (I Ts 5.19), uma das formas do Espírito Santo nos mostrar quando erramos é a tristeza (II Co 7.10). O Espírito Santo opera em nós tanto o querer (Nossa Mente) como o efetuar (nos fortalecendo e nos guiando), levando o crente a fazer a vontade de Deus.

Conclusão: O fim de todo este desenvolvimento é ser um exemplo, para uma geração corrompida pelo pecado e pelo engano de Satanás, fazendo isto estaremos sendo luz no mundo (Fp 215), seremos referencial de vida, estaremos produzindo frutos. Frutos de Salvação,Frutos do Espírito e colhendo um avivamento pessoal e também um avivamento dentro da igreja. Um avivamento acontece quando há santificação, pois Deus disse a Josué e este passou para o povo de Deus: “Santificai-vos pois amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário