terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os Resultados de Um Avivamento Espiritual Parte 2


OS RESULTADOS DE UM AVIVAMENTO ESPIRITUAL 2
Texto base: Habacuque 3.2; Isaias 44.3
Habacuque 3.2 ðTenho ouvido, ó SENHOR, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. (ARA)
Isaías 44.3 ðPorque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes; (ARA)

No estudo passado vimos os resultados de um avivamento espiritual na vida de cada crente que são a santidade e o temor de Deus. Hoje iremos ver os resultados de um avivamento dentro do corpo de Cristo.

I. A Adoração é restaurada Jo 4.24
            Quando o avivamento acontece dentro da igreja a adoração a Deus é restaurada, pois a verdadeira adoração envolve espiritualidade e uma atitude verdadeira (sem falsidade ou hipocrisia), isto foi o que Jesus ensinou sobre a adoração em Jo 4.24 (&ðDeus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.). O que é adorar? A palavra adorar neste texto é proskuneo que no dicionário grego a define como: “1) beijar a mão de alguém, em sinal de reverência 2) entre os orientais, esp. persas, cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência 3) no NT, pelo ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar 3a) usado para reverência a pessoas e seres de posição superior”; portanto a essência da adoração é a reverência, o respeito para com as coisas de Deus.
Adorar é reconhecer quem Deus é. O salmista nos convoca a adorar a Deus na beleza de sua santidade (Sl 96.9), pois Deus é separado de outras criaturas, isto é Ele é único, perfeito, santo, justo e com isto só o Senhor deve ser reverenciado. Quando um avivamento acontece à reverência a Deus é restaurado e com isto a igreja colhe os frutos da santidade. Num avivamento deixamos de reverenciar as coisas terrenas e buscamos as coisas do alto. Sobre isto Paulo nos ensina que quando nos convertemos devemos buscar as coisas do alto e não as coisas desta terra, isto é reverenciar as coisas deste mundo (Cl 3.1-3).   

II. Os Ministérios são restaurados
            Num avivamento, os ministérios são restaurados. Um exemplo disto é Pedro, pois ele era um apóstolo de Cristo e quando andava com Jesus os apóstolos de Cristo faziam milagres, expulsavam demônios de acordo com (Lc 10). Depois disto Pedro negou o Senhor e depois da crucificação e ressurreição de Jesus este apóstolo foi pescar (Jo 21) simbolizando o desanimo e a volta para a velha rotina, mas Jesus trás a restauração de Pedro. E no dia de Pentecoste (Avivamento) este apóstolo prega e milhares de pessoas se entregam aos pés de Jesus (At 2).
            Temos que entender que os dons de Deus e o nosso chamado são irrevogáveis[1] (Rm 11.29). O que precisar é avivar o dom que há em nós, este foi o conselho que Paulo deu a Timóteo escrevendo:Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (II Tm 1.6). Se o pecado afastou o teu ministério se arrepende que Deus te limpará e restituirá o teu ministério como fez com Josué o sumo sacerdote de acordo com Zacarias 3 a onde Satanás o acusava e Deus o limpou. No livro de Apocalipse Deus diz para aquele que perderam o primeiro amor “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras...”(Ap 2.5).

Conclusão
1.    Quando o avivamento vem a adoração é restaurada e Deus é glorificado.
2.    Quando o avivamento vem os ministérios são restaurados e a igreja é edificada.
3.    Devemos clamar por avivamento e buscar o avivamento em nossas vidas. Portanto devemos clamar: “...aviva a tua obra, ó SENHOR, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia.” (Hc 3.2)


[1] Irrevogáveis ð Que não se pode revogar; não revogável. Revogar é: Tornar nulo, sem efeito; fazer que deixe de vigorar; anular, invalidar,  

Nenhum comentário:

Postar um comentário