quinta-feira, 4 de março de 2010

SANTIFICANDO A ALMA

I Ts 5.23-24; Fp 1.6

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (ITs 5.23-24)

Fp 1.6 “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” (Fp 1.6)

INTRODUÇÃO

O que é santificação? A santificação é uma obra progressiva da parte de Deus e do homem que nos torna cada vez mais livres do pecado e semelhantes a Cristo em nossa vida presente. (I Co 11.1 “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.”) Quando o apóstolo Paulo fala de ser imitador de Cristo, ele se refere da obra de santificação em sua vida.
A santificação vem da palavra grega hagios que significa separação. Portanto ser Santo é ser separado. Quando convertemos ao Senhor, o Espírito Santo nos separa do mundo para Deus (I Pe 1.2 “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.”) este tipo de santificação é chamado de santificação posicional, e a garantia desta obra na vida do cristão é o selo do Espírito (Ef 1.13-14 “13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14 o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.” ); o segundo tipo de santificação é a progressiva, na qual somos transformados de gloria em glória (II Co 3.18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”). Este tipo de santificação envolve duas partes: a parte humana e a parte divina.

Hoje irei abordar sobre a santificação da nossa alma, mostrando duas áreas que temos que cuidar de nossa alma.
A alma é responsável pelas emoções, volição (vontade), mente e o intelecto do ser humano. O estudo da psicologia é o estudo da alma. Pois a palavra alma vem do grego psique. Quando a alma esta doente o corpo sofre conhecidas como doenças psicossomáticas. Por isso a palavra de Deus em I Ts 5.23 pede para santificarmos o corpo, a alma e o Espírito.

I. Santificando A Alma No Pensar Fp 4.8-9 (Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 9O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.)
O pensamento é uma das áreas que o cristão mais deve vigiar, dos nossos pensamentos pode sair todos os tipos de males: como a inveja, soberba, ódio, falsos julgamentos e etc. A mente é o maior campo de batalha.
O apóstolo Tiago nos ensina que o pecado começa com o Desejo isto é no pensamento depois se alimentado dá a luz ao pecado. (Tg 1. 14-15 "Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte."NTLH). O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos fala de sua luta interior (Rm 7.7-25). A questão é: vence o lado que alimentarmos mais.
O livro de provérbios nos ensina que o coração procede às saídas da vida (Pv 4.23 Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.NTLH). Quando começamos a dar corda aos pensamentos maus, podemos entrar em angustia, ter uma crise de ansiedades ou até mesmo entrar em depressão. Em Rm 12.2 o apóstolo Paulo nos fala de renovar a nossa mente (Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.). Não devemos nos conformar com a situação, devemos ter pensamentos que agradam a Deus (Fp 4.8-9) temos que alimentar a nossa mente com a palavra de Deus, pois a palavra de Deus é um agente de santificação na vida do crente (Ef 5.26 para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,).


II. Santificando A Alma No Falar Mt 15.10-18 (10E, tendo convocado a multidão, lhes disse: Ouvi e entendei: 11não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem. 12Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? 13Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. 14Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco. 15Então, lhe disse Pedro: Explica-nos a parábola. 16Jesus, porém, disse: Também vós não entendeis ainda? 17Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso? 18Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.)
Quando falamos aquilo que não devia colocamos a nossa alma em angustia (Pv 13.3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.)Pv 21.23 (O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma).
A língua é responsável por divisão, por falsos julgamentos. A má língua pode destruir uma pessoa. No livro de Tiago as palavras mal usadas são comparadas como fogo e como veneno, pois destroem e matam ou deixam seqüelas.(Tg 3.5-12 5Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! 6Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno. 7Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; 8a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. 9Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. 11Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? 12Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.) Temos que cuidar daquilo que falamos, pois temos que usar as nossas palavras para o beneficio do Reino de Deus, nossas palavras devem ser agradáveis, abençoar as pessoas e não destruir. Uma palavra dita não refletida pode destruir uma amizade, uma oportunidade de ganhar uma pessoa para Cristo.

CONCLUSÃO
1. Deus na obra de Santificação nos ajudará no dia a dia, até chegarmos ao nosso destino.(Fp 1.6 Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus ) e I Ts 5.24( Fiel é o que vos chama, o qual também o fará)
2. O Espírito Santo nos ajuda neste processo através das nossas orações colocando-as em ordem. (Rm 8.26-27 "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. "E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.)

Que Deus nos abençoe!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário