quarta-feira, 3 de março de 2010

Um Trio Exemplar

Textos :Hb 12.1; Ez 14.20

“Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta,” (Hb 12.1)
”ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no meio dela, vivo eu, diz o Senhor Deus, eles não livrariam nem filho nem filha, tão somente livrariam as suas próprias vidas pela sua justiça.” (Ez 14.20)

Introdução
A mais bela dádiva que podemos deixar de herança é um bom exemplo. Quando olhamos para a Escritura encontramos vários exemplos sendo eles positivos e negativos, pois o Senhor Deus deixou tudo registrado nas Escrituras para o nosso ensino conforme Rm 15.4 (Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.) e II Tm 3.16 (Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;) .
No livro de Ezequiel Deus faz uma afirmação de que se no meio do povo de Israel estivesse entre eles Noé, Daniel e Jó, só estes três grandes homens não seriam destruídos. Porque estes homens foram um exemplo para a sociedade no período em que eles viveram. Eles deixaram exemplos de que forma podemos agradar a Deus, pois estes heróis da fé agradaram a Deus, eles foram o Sal da Terra e luz do mundo.
ST - Hoje iremos ver os motivos que levaram esses três homens agradarem ao Senhor.
I. NOÉ, QUE PERSEVEROU NA PREGAÇÃO  Noé é considerado o pregador de Justiça, pois a sua mensagem era de condenação e de salvação para aqueles que aceitassem as suas palavras. Se alguma agência missionária avaliasse hoje os seus relatórios, ele seria reprovado, pois ele não ganhou nenhuma alma em seu trabalho missionário, mas ele não desistiu de alertar o povo do juízo vindouro. Hb 11.7 (Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, sendo temente a Deus, preparou uma arca para o salvamento da sua família; e por esta fé condenou o mundo, e tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.) II Pe 2.5 (se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;)
1. Noé foi zombado pelas pessoas
2. Noé foi tido como louco
3. Noé foi perseguido e desprezado.
4. Mas com tudo perseverou na pregação da Palavra de Deus.

II. DANIEL, QUE PERSEVEROU NA ORAÇÃO Daniel um homem integro e sábio, mas foi um homem de oração. Ele perseverou em oração mesmo que contrariasse as leis dos homens, pois ele era obediente ao Deus Todo Poderoso. Em Dn 6 o rei da Pérsia proibiu que ninguém fizesse oração ou qualquer petição para Deus, mas Daniel continuou orando não importando qualquer conseqüência que ele poderia sofrer com esse ato, ele foi condenado a morrer na cova de leões, e o Senhor Deus o livrou.
1. Daniel sabia que a sua sabedoria provinha de sua vida de oração
2. Daniel sabia que as suas revelações e as provisões de Deus provinham de sua vida de oração (Dn 1.17; Dn 4)
3. Daniel sabia que as suas orações era um obstáculo para as pretensões de Satanás, por isto ele tentou barrar as orações de Daniel trazendo desanimo. (Dn 10.10-14), Apesar de Tudo isto ele perseverou em sua vida de oração.
III. JÓ, QUE PERSEVEROU NA PROVAÇÃO Deus em sua luta contra o inimigo de nossas almas, Deus elogia Jó como exemplo de uma pessoa integra e que desviava do mal. Mas Satanás que é o opositor de Deus, começa a acusar a Deus de que Jó era reto por causa das bênçãos de Deus em sua vida. O diabo propôs ao Senhor tirar todos os seus bens, e depois os seus familiares e a sua saúde, e com isto ele blasfemaria de Deus. O Senhor permitiu que Satanás tomasse tudo de Jó. Mas Jó não blasfemou de Deus, ele permaneceu fiel a Deus. No livro de Tiago Jó é considerado um exemplo e paciência. (Tg 5.11 Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.)
1. Deus se alegra quando o Cristão não retrocede. Hb 10.38 (Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.)
2. Não importa as circûnstâncias, Deus nos sustenta com a sua palavra, nos da força para suportar qualquer provação.
3. E tudo que acontece em nossas vidas esta sob o controle do Senhor
Que Deus te Abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário