sábado, 16 de abril de 2011

A Virtude da Paciência

A Virtude da Paciência

Texto Base: Sl 40.1 ð Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. (Almeida Revista e Corrigida)

Introdução

O dicionário Aurélio define a palavra paciência como: “[Do lat. patientia.] 1) Qualidade de paciente. 2) Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. 3) Perseverança tranqüila.” A paciência é a virtude dos vitoriosos. Todos os vencedores, contido nas Escrituras eram pacientes, vejamos alguns : Abraão, José, Moisés, Davi, Jó etc.

No Salmo 40.1 a paciência é condicionada a espera. De que forma esperamos? Com paciência ou com ansiedade? A palavra para paciência neste texto no hebraico é qavah que no dicionário hebraico define como: “aguardar, buscar, esperar de forma tranqüila). Devemos buscar ou aguardar em Deus de forma tranqüila.

A Paciência na Tribulação. (Rm 12.12)

Devemos ser pacientes na hora das tribulações. O que é tribulação no sentido bíblico? A palavra tribulação usada neste texto é thlipsis que no dicionário grego significa “1) ato de prensar, imprensar, pressão 2) metáfora de: opressão, aflição, tribulação, angústia, dilemas”. Quando sofremos pressões, angustias e aflições, por isso, devemos ser paciente, isto é, ficar tranqüilo sabendo que todas estas coisas estão sob o controle de Deus.

Quando falamos de pessoa paciente em tribulação pensamos em Jó, como disse Tiago “Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. (Tg 5.11)”. Jó foi perseverante nas tribulações, não abandonou ao Senhor, pois na Bíblia, perseverança é sinônimo de paciência. Quem é paciente, é perseverante. Depois da tribulação vem a recompensa de sermos pacientes; Jesus nos ensinou que aquele que perseverar até o fim será salvo (Mt 24.13).

A tribulação é o instrumento de Deus para moldar o crente. Ele usa as dificuldades da vida para nos ensinar a ser pacientes (perseverantes). Vejamos o que Paulo escreveu sobre isto: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. (Rm 5.3-4)”. Quando passamos por tribulações aprendemos a ser pacientes e com isto teremos experiência com Deus. Estas experiências fazem com que conheçamos a Deus e por isto, quando vierem outras tribulações, teremos esperança, pois fomos treinados e conhecemos quem é nosso Deus.

O povo de Israel quando estava no deserto, não teve paciência e começaram a murmurar e foram reprovados. E aquela geração de murmuradores não entrou na terra prometida.

Conclusão:

1. Devemos ser pacientes na tribulação

2. A paciência é a virtude dos vencedores, como Jose (do Egito) e Jó.

3. O Desespero leva o homem a buscar atalhos, que levarão ao fracasso e a destruição.

4. Os que esperam no Senhor com paciência serão atendidos. (Sl 40.1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário