quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DESFRUTANDO DO AMOR ÁGAPE PARTE 2

I Coríntios 13

No estudo passado vimos as quatro palavras para amor em grego e as suas diferenças, e analisamos as qualidades do amor ágape (o amor de Deus). Hoje iremos ver mais qualidades do amor ágape focado principalmente no verso 7 que diz: “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

I. É um amor que tudo sofre I Co 13.7

Uma das características do amor ágape é o sofrimento. Pois Paulo disse no verso 7: “Que tudo sofre”. O apóstolo usa a palavra “hupomeno” para sofrer, o dicionário grego define esta palavra como: “1)ficar, i.e., permanecer, não retirar-se ou fugir 2) preservar: sob desgraças e provações, manter-se firme na fé em Cristo 3) sofrer, agüentar bravamente e calmamente os mal tratos”. Com isto podemos entender que tipo de sofrimento é pertencente ao amor ágape. Este sofrer é referente a Deus e ao próximo. Em relação a Deus é amá-lo e permanecer firme mesmo nas lutas e nunca abandoná-lo. Vou me deter mais em relação ao próximo. Vejamos

O sofrer pelo próximo significar não abandonar uma vida que está sofrendo, é estar junto com ela no sofrimento, é preservar junto com que sofre nas desgraças e provações. O sofrer do amor ágape também é sentir as dores de uma vida que está condenada a ir para o inferno e com isto nos motiva a orar por essas vidas e falar do amor de Cristo por Elas. Este amor também sofre quando uma pessoa é imatura nos caminhos do Senhor; Paulo exprimiu bem este sentimento, usando a expressão: “[...] sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;” (Gl 4.19). Neste texto Paulo faz uma alusão a uma mãe que sofre ao gerar um filho, mas neste caso ele esta sofrendo por um cristão que é imaturo na fé e que Cristo precisa ser gerado neste irmão. Neste contexto Paulo está dizendo que ele esta sofrendo, mas que não iria abandonar como uma mãe que nunca abandona ao filho. Quando amamos com o amor ágape sofremos para gerar filhos no Senhor até que cheguem a maturidade.

II. É um amor que tudo suporta I Co 13.7

Paulo diz neste verso que o amor “tudo suporta”,o apóstolo Paulo usa a palavra stego para suportar, que no grego esta palavra significa “coberta, telhado, para cobrir proteger ou abrigar, preservar, suportar ”, isto significa que o crente mais experiente na fé cristão e que possui o amor ágape deve ser um suporte na vida daqueles que são novos no caminho e devemos entender que este suporte se estende a todos os cristão e ate mesmo as pessoas que não são cristãs.

Devemos ajudar as pessoas através das orações, de ensinar, encorajar os desanimado e etc.; isto que é suportar. É uma atitude de proteger os fracos e não se vingar daqueles que nos faz o mal. Vejamos o que a palavra de Deus diz sobre isto:

1. Devemos suportar os fracos na fé Rm 14.1-10

2. Devemos suportar as pessoas Ef 4.2

3. Devemos suportar os que nos ofendem, perdoando-os (Cl 3.13; Mt 5.38-39)

4. Devemos suportar os nossos inimigos fazendo o bem (Rm 12.17-21 )

Conclusão

1. O amor ágape é o amor que perdoa e restaura

2. Quem ama com o amor ágape cumpre a lei de Cristo Rm 13.8-10

3. Todos os cristãos deve amar com o amor ágape, pois este amor não é um sentimento e sim uma atitude.

4. Se não possuímos estas qualidades devemos buscar, pois esta é a vontade de Deus para todos os cristãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário