terça-feira, 14 de junho de 2011

DESFRUTANDO DO AMOR ÁGAPE PARTE 1

I Coríntios 13

Introdução

O que é o amor ágape? Para compreendermos o amor ágape é preciso entender os quatro tipos de amores que existe em grego, pois eles conseguiram separar quatro tipos de amores. Vejamos os quatro tipos de amores existentes:

1. Amor Eros ðé o amor entre marido e mulher (Sexual). Este amor fora do casamento é pecaminoso. Este amor é baseado nos sentimentos.

2. Amor Filéo ð é o amor de amigo. É tido como traidor, pois é baseado nos sentimentos.

3. Amor Storgeos ð é o amor de família. É baseado nos laços sanguíneos.

4. Amor Ágape ð é o amor sacrificial – É o amor de Deus. ðÉ baseado na atitude e não no sentimento. É o mais alto grau de amor. É este o amor que devemos amar o próximo como Jesus nos ordenou a fazer (Mt 22.36-40)

O amor dentro do cristianismo é o amor ágape pois este é o amor de Deus. Em Jo 3.16 diz que “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”; já em I Jo 3.16 há um trocadilho, que diz: Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos”, este é o amor ágape Jesus doou a sua vida por nós e agora somos nós que devemos doar as nossas vidas em beneficio de outras pessoas.

Quais são as qualidades do amor ágape?

I. O Amor Ágape é Paciente I Co 13.4

A palavra paciência usado neste texto é makrothumeo que o dicionário grego define como: “1) ser de um espírito paciencioso, que não perde o ânimo ) 1a) perseverar pacientemente e bravamente ao sofrer infortúnios e aborrecimentos 1b) ser paciente em suportar as ofensas e injúrias de outros 1b1) ser moderado e tardio em vingar-se 1b2) ser longânime, tardio para irar-se, tardio para punir ”. Devemos ser pacientes pois um dia o Senhor foi paciente conosco. Ele é o maio exemplo, pois suportou as ofença, a morte sem abandonar o seu plano de nos salvar, devemos ter a mesma paciência com os nossos amigos, familiares que ainda não se renderam ao Senhor e perdemos a paciência e desistimos e abandonamos, devemos seguir o exemplo de Jesus (I Pe 2.21).

Os apóstolos de Cristo na hora que Jesus necessitava deles, eles viraram as costas para Jesus. Pedro chegou a negar e os outros o abandonou. Qual foi a atitude de Jesus? Foi a paciência. A paciência de ajuntá-los novamente e fazê-los ganhadores de almas, estes apóstolos revolucionaram o mundo (At 17.6). Será que estamos exercendo a paciência por aqueles que nos ferem ? Ou por aqueles que nos afrontam? Somente o amor ágape pode exercer a paciência. E o amor ágape não é um sentimento e sim uma atitude e um mandamento de nosso Senhor.

II. O Amor Ágape é Altruísta

O que é altruísta? O dicionário Aurélio digital define o altruísta como: “Que pratica o altruísmo”, e o altruísmo é: “1Desprendimento, abnegação 2 Amor ao próximo; filantropia 3)Na ética é a doutrina que considera como fim da conduta humana o interesse do próximo, e que se resume nos imperativos: "Viva para outrem"; "Ama o próximo mais do que a ti mesmo". O altruísmo é o amor que não busca os seus interesses (I Co 13.5) mas sim do próximo é o amor que faz o bem sem querer nada em troca, é o amor que Jesus nos ensinou em Lc 6.27-36. Este é o amor do bom samaritano que ajudou o viajante ferido e que não tinha nada para oferecer (Lc 10.25-37).

Conclusão

1.Este é o amor que não vê classe social, raça cor ou qualquer outro tipo de discriminação. Este é o amor de Cristo e deve ser o nosso também

2. Este amor (ágape) é uma atitude que devemos obedecer e não um sentimento.

3. Nos próximos estudos vamos analisar as características deste amor que ultrapassa qualquer outro tipo de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário