sábado, 12 de novembro de 2011

Um Coração Guardado Parte I

Pv 4.23

Pv 4.23 ðSobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Introdução

O livro de provérbios é conhecido como um livro sapiencial isto é um livro “que contém sabedoria”. No começo do livro o Autor (Salomão) já explica o motivo para qual este livro foi escrito (Pv 1.1-6). No verso 4 diz “para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso (Juízo).” Deus quer dar sabedoria para que possamos ter uma vida vitoriosa em todas as áreas de nossa existência.

No estudo de hoje vamos analisar sobre guardar o nosso coração. O que a Bíblia quer dizer com guardar o coração? A palavra guardar neste texto é natsar que no hebraico quer dizer “(1) observar, guardar, cuidar (2) preservar, guardar de perigos (3) cuidar, observar, guardar com fidelidade (4) Vigiar”. E a palavra coração no hebraico usado neste texto é “leb” que quer dizer “(1) ser interior, mente, vontade, coração, inteligência (2) mente, conhecimento, razão, reflexão, memória (3) coração (do homem) (4) mente, conhecimento, razão, reflexão, memória (5) consciência (6) coração (referindo-se ao caráter moral) (7) como lugar dos desejos (8) como lugar das emoções e paixões”. Portanto neste texto o contexto é cuidar do nosso interior (emoções, vontade, mente). Se tivermos um coração sadio teremos vida, se tivermos um coração doente teremos morte. Por isso devemos guardar o coração; Jesus nos ensinou que do interior do homem que nasce o pecado (Mt 15.19 ðPorque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.”).

Hoje iremos ver os perigos que rondam os nossos corações.

I. Um Coração Guardado da Corrupção

O profeta Jeremias profetizou a respeito do coração humano que: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”; O coração humano pode se enganar e pode se corromper a palavra para engano neste texto é “aqob” que significa “traiçoeiro, enganoso e astucioso”. Muitos caíram por seguirem os desejos do coração, levando-os a fornicação, adultérios, vícios, imoralidades e etc. Salomão no livro de Eclesiastes ele escreve um conselho para os jovens dizendo “Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.”; neste verso Salomão esta alertando os jovens para que eles não andem pelo caminho que este percorreu seguindo os desejos do coração pois o Senhor trouxe juízo como conseqüências de seu pecado. O livro de Eclesiastes foi escrito quando Salomão já era velho e experientes tanto nas coisas negativas como positivas. Portanto devemos vigiar o nosso coração, alimentando e obedecendo a palavra de Deus como disse Davi: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl 119.11). A palavra de Deus tem todas as orientações vindas de Deus para que vençamos o pecado e as tentações.

II. Um Coração Guardado da Ansiedade

O coração ansioso leva o homem ao desespero e tomar atalhos que podem ser prejudiciais. Como na vida de Sara e Abraão que tinha uma promessa de Deus que eles teriam um filho, e com a demora do cumprimento da promessa a ansiedade tomou conta do coração de Sara levando-a a dar uma “ajudinha para Deus” fazendo com que Abraão tomasse a sua concubina (Hagar) para que este tivesse um filho com ela. Neste relacionamento nasce Ismael (Gn 16) que se tornou uma maldição para eles e do seu filho legitimo (Isaque) que nascera depois conforme a promessa de Deus. Desta atitude surgiu um conflito que dura até hoje entre israelenses (Descendentes de Isaque) e Palestinos (descendentes de Ismael). Como diz o livro de Provérbios “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.” (Pv 12.25) a ansiedade abate o coração do homem mas a boa palavra traz alegria para o nosso coração, portanto somente a palavra de Deus produz alegria e nos afasta de ansiedade. Jesus nos ensinou a não andar ansioso, pois o nosso Deus cuida de nossas necessidades diárias (Mt 6.25-32). O apostolo Paulo nos aconselha que quando a ansiedade abater o nosso coração, devemos colocar tudo aquilo que está nos preocupando nas mãos de Deus através da oração (Fp 4.6).

Conclusão

1. O coração é uma fonte de vida ou morte

2. O coração deve ser guardado para que tenhamos vida;

3. Devemos guardar o nosso coração da corrupção e da ansiedade.

4. No próximo estudo iremos ver mais perigos, que rondam os nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário