domingo, 27 de novembro de 2011

Daniel: Um servo fiel

Ez 14.14,16,18

Texto Base ð ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida, diz o SENHOR Deus. [...] tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem a seus filhos nem a suas filhas; só eles seriam salvos, e a terra seria assolada. [...] tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, ainda que esses três homens estivessem no meio dela, não salvariam nem a seus filhos nem a suas filhas; só eles seriam salvos.” (Ez 14.14.16,18 – ARA[1])

Introdução:

O profeta Ezequiel neste trecho de advertência para o povo de Judá, pois Ezequiel profetiza entre os judeus exilados na Babilônia, mas também os últimos dias do declínio e queda de Judá. Seu ministério é em alguns aspectos semelhante ao de seu mais velho contemporâneo, Jeremias. Mas enquanto Jeremias pronuncia em Jerusalém uma deprimente mensagem de destruição, Ezequiel apresenta na Babilônia uma ardente uma ardente mensagem de reconstrução. O livro de Ezequiel é dividido em três fases proféticas e acontecimentos na vida de Judá vejam:

(1) Antes do cerco de Judá por Nabucodonosor (592-587 a.C) – Cap. 1 - 24.

(2) Durante o Cerco de Judá pela Babilônia sob o comando de Nabucodonosor (586 a.C) – Cap. 25 - 32.

(3) Depois do Cerco – a restauração de Judá e Israel – Cap. 33 - 48.

A mensagem de Ezequiel cita três personagens sendo que dois mortos (Noé e Jó) e um vivo neste período (Daniel). Hoje iremos ver porque Deus cita o nome de Daniel como exemplo de um servo de Deus.

Quem Foi Daniel?

O nome Daniel significa “Deus é meu Juiz”, dos quatro profetas maiores, embora ele nunca seja mencionado como profeta no Velho Testamento. A sua vida e profecias estão registradas no Livro de Daniel. Era descendente de uma das famílias nobres de Judá (Dn 1.3) e nasceu provavelmente em Jerusalém em 623 a. C., durante o reinado de Josias. Em Ezequiel diz que aqueles que fossem iguais a Daniel seriam salvos. Daniel foi levado para o cativeiro, não como escravo e sim como nobre, e fez parte da nobreza babilônica e foi governador (Sátrapas) de uma província da Babilônia.

Uma das qualidades da vida de Daniel é: .

I. Ele era fiel. (Dn 6.4) ðEntão, os presidentes e os sátrapas procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.” (ARA)

Uma das características de Daniel é a fidelidade. A sua fidelidade a Deus expô-lo a várias perseguições como vemos nestes versos (Dn 6.1) os inimigos de Daniel viram que uma das maneiras de derrotar a Daniel era usar a sua fidelidade a Deus, pois ele era fiel. A palavra fiel usado neste texto é “amam” que no hebraico significa: “(1) Fiel (2) permanecer firme”.

Uma das maneiras de acabar com Daniel era incitá-lo a ser fiel a Deus e desobedecer a um decreto do Rei. Por isso fizeram que o rei fizesse um decreto real que ninguém poderia orar a qualquer Deus somente pedir para o rei, pois sabiam que Daniel não obedeceria ao dito real, pois ele era fiel a Deus (Dn 6.5-11) mesmo que isto custaria a sua vida, não podemos esquecer que seguir a Deus é ter uma vida de renuncias, Jesus disse que “Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 10.39 (ARA). Abaixo segue alguns exemplos de decisões que podemos tomar no dia a dia que devemos escolher.

1. Se o patrão pedir para mentir no emprego, eu minto para continuar no empregou, ou eu perco o meu emprego sendo fiel a Deus?

2. Vivo uma vida dupla (ir para a balada) para agradar os “amigos” do mundo ou prefiro dizer não para os meus “amigos” mundanos perdendo a amizade para agradar a Deus (Tg 4.4-7)

3. Colo numa prova para passar na matéria ou prefiro perder o ano honrando a Deus não colando na prova.

4. Cedo a pedidos de meu namorado(a) e tenho “intimidades” antes do casamento agradá-lo(a) antes do casamento ou me guardo mesmo que este relacionamento se acabe por ter uma vida santa e fiel a Deus.

Conclusão

1. Daniel era um exemplo de fidelidade a Deus

2. Ele amava mais a Deus do que a sua própria vida (Mt 10.39)

3. As suas escolhas sempre visavam honrar a Deus, mesmo que fosse condenado à morte.

4. Aqueles que são fiéis a Deus têm uma herança eterna. E aqueles que são fiéis ao mundo, ao diabo e a carne receberão o castigo eterno.

5. Qual é a sua escolha?



[1] Almeida Revista e Atualizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário