Texto
Base:
II Pe 3.18
&ð “Antes, crescei na graça e no conhecimento
de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como
no dia eterno.”
INTRODUÇÃO
O apóstolo Pedro nesta epistola
escreve para os cristãos, tomar cuidado com as falsas doutrinas que estavam
penetrando na igreja conforme II Pe 3.16-17. Então, o que é crescer na graça? Para
que cresçamos na graça devemos entender o que significa a palavra graça. A
palavra graça vem do grego charis que significa: “(1) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade
(2) boa vontade, amável bondade, favor (3) sinal ou prova da graça, benefício
(4) privilégio, generosidade (5) gratidão, (por privilégios, serviços,
favores), recompensa, prêmio.” O dicionário teológico define a palavra
graça como: “[do hebr. Hessed; do Gr.
Charis e do Lat. Gratia] Favor imerecido concedido por Deus à raça humana.
Através da graça, o homem é capacitado a compreender, aceitar e a usufruir,
imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação (Ef 2.8-9). O objetivo da
graça e duplo: (1) Salva o homem do pecado; e (2) Restringe a ação deste,
levando o homem a viver nas regiões celestiais em Cristo Jesus. A graça,
segundo ensina o apóstolo Paulo, é operada mediante a fé.”
Dentro da Teologia e das Escrituras
encontramos dois tipos de graça:
1.
A
graça Comum ð
[ Do
Heb. Hessed; do Gr. charis; do
Lat. Commune, concedido a todos] Favores administrados por Deus a toda raça
humana, visando a preservação da vida na terra (Mt 5.45; At 14.14-17; Sl
145.9,15-16 ). Entre estes favores, encontram-se o dia, a noite, as estações, a
regularidade dos movimentos de translação e rotação, a cadeia alimentícia, o
sistema de defesa do corpo humano etc. Por causa da graça comum Deus não
destruiu a terra por causa do pecado da humanidade, abrindo a oportunidade para
as pessoas receberem a graça especial.
2.
A
Graça Especial ð[ Do Heb. Hessed; do Gr. charis; do Lat
speciale, relativo a uma espécie] Graça obtida mediante a fé no sacrifício
vicário do Filho de Deus. Através dela, Deus salva, justifica e adota o pecador
como filho (Jo 1.12; Ef 2.8-9)
Apesar disso tudo, devemos
compreender que a graça comum é diferente da graça salvífica. A graça comum não
transforma o coração humano nem conduz as pessoas ao genuíno arrependimento e à
fé – ela não pode salvar e, sendo assim, não salva (embora na esfera
intelectual e moral ela possa fornecer alguma preparação que torna as pessoas
mais inclinadas a aceitar o evangelho). A graça comum nem purifica a natureza
humana decaída.
A graça de Deus é diferente em
relação à lei, pois a lei opera a morte e na graça opera o Espírito que traz
vida (II Co 3.6-7). Qual foi o propósito
da lei? O propósito da lei foi:
·
Ela
serviu de aio até que Cristo viesse ðGl 3.24
(&ðDe
maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que
fôssemos justificados por fé.).
·
Ela
serviu como um instrumento de condenação ð Rm 5.13 (&ðPorque
até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta
quando não há lei.);
·
A
lei serviu para revelar o pecado &ð Rm 7.7-24
Conclusão
A
Graça de Deus nos restaura, pois concede ao pecador a chance de se arrepender,
mas a lei já condena o pecador à morte. Por este motivo o apóstolo Paulo
declara: “Agora, pois, já nenhuma
condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8.1). Por causa da
graça de Cristo Jesus posso dizer “Mas,
pela graça de Deus, sou o que sou” (I Co 15.10)
Que
Deus nos abençoe!!!
Ola DU
ResponderExcluirPerfeito...O AMOR de DEUS nos constrange Parabens... DEUS te abençoe grandemente
Abraços