segunda-feira, 7 de maio de 2012

Crescendo na Graça Parte I


Texto Base: II Pe 3.18
&ð “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.”

                        INTRODUÇÃO
            O apóstolo Pedro nesta epistola escreve para os cristãos, tomar cuidado com as falsas doutrinas que estavam penetrando na igreja conforme II Pe 3.16-17. Então, o que é crescer na graça? Para que cresçamos na graça devemos entender o que significa a palavra graça. A palavra graça vem do grego charis que significa: “(1) aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade (2) boa vontade, amável bondade, favor (3) sinal ou prova da graça, benefício (4) privilégio, generosidade (5) gratidão, (por privilégios, serviços, favores), recompensa, prêmio.” O dicionário teológico define a palavra graça como: “[do hebr. Hessed; do Gr. Charis e do Lat. Gratia] Favor imerecido concedido por Deus à raça humana. Através da graça, o homem é capacitado a compreender, aceitar e a usufruir, imediatamente, dos benefícios do Plano de Salvação (Ef 2.8-9). O objetivo da graça e duplo: (1) Salva o homem do pecado; e (2) Restringe a ação deste, levando o homem a viver nas regiões celestiais em Cristo Jesus. A graça, segundo ensina o apóstolo Paulo, é operada mediante a fé.
            Dentro da Teologia e das Escrituras encontramos dois tipos de graça:
1.    A graça Comum ð [ Do Heb. Hessed; do Gr. charis; do Lat. Commune, concedido a todos] Favores administrados por Deus a toda raça humana, visando a preservação da vida na terra (Mt 5.45; At 14.14-17; Sl 145.9,15-16 ). Entre estes favores, encontram-se o dia, a noite, as estações, a regularidade dos movimentos de translação e rotação, a cadeia alimentícia, o sistema de defesa do corpo humano etc. Por causa da graça comum Deus não destruiu a terra por causa do pecado da humanidade, abrindo a oportunidade para as pessoas  receberem a graça especial.
2.    A Graça Especial ð[ Do Heb. Hessed; do Gr. charis; do Lat speciale, relativo a uma espécie] Graça obtida mediante a fé no sacrifício vicário do Filho de Deus. Através dela, Deus salva, justifica e adota o pecador como filho (Jo 1.12; Ef 2.8-9)

            Apesar disso tudo, devemos compreender que a graça comum é diferente da graça salvífica. A graça comum não transforma o coração humano nem conduz as pessoas ao genuíno arrependimento e à fé – ela não pode salvar e, sendo assim, não salva (embora na esfera intelectual e moral ela possa fornecer alguma preparação que torna as pessoas mais inclinadas a aceitar o evangelho). A graça comum nem purifica a natureza humana decaída.
            A graça de Deus é diferente em relação à lei, pois a lei opera a morte e na graça opera o Espírito que traz vida (II Co 3.6-7). Qual foi o propósito da lei? O propósito da lei foi:
·         Ela serviu de aio até que Cristo viesse ðGl 3.24 (&ðDe maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.).
·         Ela serviu como um instrumento de condenação ð Rm 5.13 (&ðPorque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei.);
·         A lei serviu para revelar o pecado &ð Rm 7.7-24
           
                        Conclusão
            A Graça de Deus nos restaura, pois concede ao pecador a chance de se arrepender, mas a lei já condena o pecador à morte. Por este motivo o apóstolo Paulo declara: “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8.1). Por causa da graça de Cristo Jesus posso dizer “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou” (I Co 15.10)

Que Deus nos abençoe!!!

Um comentário:

  1. Ola DU
    Perfeito...O AMOR de DEUS nos constrange Parabens... DEUS te abençoe grandemente
    Abraços

    ResponderExcluir