quarta-feira, 30 de maio de 2012

Chamados para avançar Parte I


Chamados para avançar Parte I
Hebreus 10.38-39
            Texto Bíblico
            Vs.38 ðMas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder, não me agradarei dele.
            Vs 39 ðNós porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. (NVI)

            Introdução
            Deus tem um chamado para cada cristão, e este chamado é para avançar e não para retroceder. No texto de Hebreus crentes judeus estavam desistindo de avançar no caminho do evangelho (o caminho de Deus) para voltar às velhas praticas (o judaísmo). Então o autor de Hebreus nesta epistola mostra os motivos de avançar no evangelho e não voltar.
            No verso 38 do capitulo 10 fala sobre o justo viver pela fé como forma de agradar a Deus, e se o crente recuar estará desagradando a Deus. O verbo retroceder usado no grego é: ”Huposteilēntai” que vem de “hupostello” que o dicionário grego define como: “(1) retirar-se, voltar atrás, rebaixar (2) retroceder: de uma pessoa tímida[1]”. Este verbo se encontra no Aoristo[2] e no modo subjuntivo que significa que há possibilidade de escolha. Estando no aoristo indica que há uma batalha que vem de um tempo não especificado fazendo com que a pessoa deseje ou até mesmo retroceder. Temos que lutar contra este sentimento e voltar a avançar. Pois somos chamados para vencer como está descrito no verso 39. “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.”

Hoje iremos ver os motivos por que devemos avançar.
I. Quando Avançamos vemos a atuação de Deus. (Ex 14.15)
            “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” (ARA). Neste episódio de Êxodo o povo de Deus (Israel) saiu do Egito, mas o coração do faraó ficou endurecido novamente e mandou o seu exercito encontrar o povo de Deus e atacá-los. Quando o povo viu o exercito de Faraó na sua retaguarda e a frente deles o mar vermelho, começaram a murmurar e Moisés começa a clamar por Deus. O que Deus responde?  “Por que clamas a mim?” Agora não é hora de clamar e sim de avançar. “Dize aos filhos de Israel que marchem. O verbo marchar usado no hebraico é naca‘ que significa “(1) pôr-se a caminho, ir em frente, partir (2) levar a mover-se bruscamente” Tem momentos de busca, mas também momento de agir. Deus então orienta a Moisés a tocar a vara no mar e o mar abriu e o povo foi salvo e eles viram o agir de Deus.  Quando avançamos vemos o agir de Deus. O inimigo de nossas almas figurado sobre a vida de faraó tenta nos intimidar, mas devemos avançar. Pois Deus quer que avancemos.
            A igreja verá a atuação de Deus quando ela avança. Os dons são derramados para a igreja avançar. Vejamos Atos 1.8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.”. Queremos poder, mas não queremos ir. Jesus disse que quando a igreja saísse para evangelizar os sinais os acompanhariam (Mc 16.15-18). Crer é obedecer, é avançar para cumprir a ordem do Senhor.
            Jesus disse que as porta do inferno não prevaleceria contra a igreja (Mt16.18). Muitos interpretam que a igreja quando for atacada por Satanás vencerá, isto é uma verdade, mas o sentido no original seria que a igreja avançaria e as portas do inferno não prevaleceriam. Um exemplo quando a igreja entra numa casa dominada pelo demônio ou por vícios as portas do inferno não prevaleceria naquele lugar, pois a igreja chegou naquele lar e a porta do inferno se fechou naquele lugar. Quando a igreja avança vidas são transformadas e uma porta do inferno se fecha. O inimigo sabendo disto coloca desanimo, intrigas, incredulidade para que a igreja não avance. Mas quando a igreja obedece ao mandamento do Senhor, o inimigo é derrotado e a igreja triunfa em vitórias.

Conclusão
1.    Deus se agrada daqueles que avançam.
2.    O poder de Deus se manifesta quando a igreja avança.
3.    Devemos sempre avançar, pois o poder de Deus esta em nosso favor.
4.     No próximo estudo iremos ver mais motivos que nos faz avançar.


[1] Compare com Ap 21.8 ð “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.” (ARA). “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.” (ARC)
[2] Aoristo ð é um tempo verbal que não existe na língua portuguesa. No grego significa que é uma ação que começou no passado e que ainda continua.

3 comentários: