sexta-feira, 8 de junho de 2012

Chamados Para Avançar Parte II


Chamados para avançar Parte II
Hebreus 10.38-39
            Texto Bíblico
            Vs.38 ðMas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder, não me agradarei dele.
            Vs 39 ðNós porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. (NVI)

            Introdução
            No estudo passado vimos que Deus tem um chamado para cada cristão, e este chamado é para avançar e não para retroceder. Pois aqueles que avançam estão agradando a Deus. A ordem para cada cristão é avançar.

Hoje iremos ver algumas áreas em que devemos avançar.
I. Devemos Avançar no Crescimento Espiritual. (Fp 3.12-16)
                No texto de Filipenses o Apostolo Paulo alerta os cristãos que conquistaram algum tipo de crescimento espiritual (Santificação) comecem a se vangloriar, achando que não precisa ter mais crescimento, pois já alcançou graus o suficiente de santificação. Vejamos o que o texto diz: “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,” (vs. 12-13). O apostolo Paulo julgava não ter recebido a perfeição mais que ele estava avançando para alcançar. Paulo nos instrui a não olhar para trás, pois quando olhamos para trás estagnamos, vivemos crentes que se orgulha das vitórias do passado e fica vivendo do passado. Transforma-se num fariseu como aquela descrita na parábola do Fariseu e o Publicano (Lc 18.9-14). Ou como Sansão que começa a brincar com a tentação por se achar forte espiritualmente e que acabou destruído devido a sua imprudência com a tentação.
            Continuando no texto nos ensina que quando achamos que somos perfeitos, Deus nos mostra que não somos perfeitos, Ele começa a revelar os nossos defeitos, vejamos o que diz o texto: “Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá.” (Vs. 15). Devemos viver uma vida de santificação e prosseguir, sabendo que alcançaremos a santificação completa no dia que Jesus vier nos buscar (Fp 1.6).  

II. Devemos Avançar no Conhecimento de Deus (Os 6.3)
            O profeta Oséias chama a nação de Israel para avançar no conhecimento de Deus. Vejamos o que texto diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.” (Os 6.3). Israel uma nação que neste período vivia fora dos padrões de Deus, foi proclamada a buscar e prosseguir em busca do conhecimento de Deus, pois só assim Israel iria colher as bênçãos divinas e ter a presença do Senhor novamente. Porque devemos conhecer a Deus? Pois quanto mais conhecemos Deus mais andaremos em temor.
            O conhecimento de Deus acontece quando estudamos a palavra de Deus. Davi escreveu: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl 119.11). O salmista usa o verbo hebraico “tsaphan” que o dicionário hebraico-português define como: “esconder, entesourar, armazenar
”, o salmista está nos incentivando a tratar a palavra como se guarda um tesouro, pois a palavra de Deus é um tesouro que nos afasta do pecado e nos leva a conhecer o Autor da vida. A palavra de Deus deve ser estudada e aplicada em nosso dia a dia. Devemos sempre avançar no conhecimento de Deus, pois somente assim poderemos ver a face do Senhor. Devemos ter em mente que o Inimigo de nossas almas vai lutar contra a nossa motivação de adquirir o   
           

Conclusão
1.    Deus se agrada daqueles que avançam.
2.    O poder de Deus se manifesta quando a igreja avança.
3.    Devemos sempre avançar, pois o poder de Deus esta em nosso favor.
4.     No próximo estudo iremos ver mais motivos que nos faz avançar.

Que Deus os Abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário