sábado, 16 de junho de 2012

Guerreando Contra a Carne


Guerreando Contra a Carne 
Gl 5.16-26
Texto Bíblico ð Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.” (Gl 5.16-26  ARA)
         
            Hoje começaremos uma série de estudo sobre a guerra do Espírito sobre a carne. O que seria a nossa guerra contra a carne? O que significa a palavra carne num sentido bíblico e teológico? Como podemos vencer a carne?Estas são algumas questões que iremos responder nesta série de estudo.
            Muitas vezes não compreendemos que estamos em luta constante dentro do nosso interior na qual o apóstolo Paulo descreve: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne [...] (Gl 5.17 ARA), isto envolve uma luta em nosso interior. A palavra milita usada por Paulo é epithumeo que é um verbo que significa “(1) girar em torno de algo (2) ter um desejo por, anelar por, desejar (3) cobiçar, ansiar (3.1) aqueles que procuram coisas proibidas”. Podemos perceber que a carne gira em torno de algo, isto é esperando algo para dar o bote, ou a carne cobiça as coisas contrarias do Espírito. Portanto é uma guerra que devemos vencer a cada dia. Um exemplo disto é José e a mulher de Potifar (Gn 39.6-16), José resistiu à tentação até ao sangue como nos é ensinado a resistir de acordo com Hebreus 12.4 (&ðOra, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue - ARA)
            O que seria a carne num sentido bíblico-teológico ? O dicionário Teológico define a palavra carne como: “[Do heb. Basar, do gr. sarx e do lat. carnem] Nas Sagradas Escrituras, o terno é usado tanto para descrever a natureza humana, como para qualificar o principio que está sempre disposto a opor-se ao espírito. A carne da inteira guarida ao pecado”. Podemos dizer que Satanás usa despertar em nós cristãos o apetite de nossa carne pois ele anda ao derredor esperando o momento certo para nos atacar (I Pe. 5.8).
            Embora sendo cristãos, continuamos a enfrentar esta terrível luta entre a carne, pois a carne quer ressuscitar, por este motivo temos que estar sempre matando a nossa carne, isto é não ceder os desejos da carne que são uma afronta contra Deus. Hoje vivemos numa sociedade em que a mídia vive despertando os desejos da carne, no livro de Gálatas, o apostolo Paulo traz uma lista dos pecados da carne, vejamos: [...] imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes.[...}” (Gl 5.19-21 NVI). Nessa guerra o vencedor é aquele que é bem mais alimentado. Se obedecermos à carne esta vencerá, e se obedecermos o Espírito este vencerá. Qual destes dos dois estamos alimentando? A carne ou o Espírito? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário