terça-feira, 26 de junho de 2012

Abraão: O Pai da Fé - Parte 1


Abraão: O Pai da Fé
Gênesis 12.1-4
Texto Bíblico
            Vs. 1ð Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
            Vs. 2ð de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
            Vs. 3ðAbençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.
           
Introdução
            As três grandes religiões monoteístas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, reverenciam-no como o pai de sua fé. O chamado de Abraão, segundo Alexander Maclarem, é o acontecimento mais importante do Antigo Testamento. Aqui tem inicio a obra da redenção que fora insinuada no jardim do Éden (Gn 3.15). Deus escolhe um homem, que deste nasceria uma nação na qual o redentor do mundo caído nasceria.
            Abraão é o pai espiritual de todos os crentes (Rm 4.16; Gl 3.7). Somente a Abraão se chama “amigo de Deus” (II Cr 20.7; Is 41.8, Tg 2.23). Abraão passou por vários testes de fidelidade a Deus, foi reprovado em alguns testes, mas se levantou (arrependeu-se) e prosseguiu em rumo à fidelidade a Deus. Hoje iremos falar do chamado de Abraão.   

                        O CHAMADO DE ABRAÃO
            Deus chamou Abraão na cidade de Ur, depois ele foi para Harã. A principal deidade adorada em Ur era o deus lua sumeriano Nannar, conhecido em acadiano como Sin. A família de Abraão e, provavelmente, o próprio Abraão , prestavam culto a vários deuses (Js 24.2-3). Em meio da idolatria universal, Deus se manifestou a Abraão, chamando-o para uma vida de fé e separação. Quando Deus chamou Abraão e Sara, eles tinham outro nome, Abrão e Sarai. Muito tempo depois de sua chamada Deus muda o nome deles. Abrão tinha 99 anos quando o SENHOR mudou o seu nome. Gn 17.1. De Abrão, “Pai Exaltado” passa a se chamar Abraão “Pai de Uma Multidão”.
            Deus chamou Abraão para sair do meio de sua parentela, sair de seu país(Caldéia – Hoje é o Iraque) e ir para a terra de Canaã, pela fé ele, saiu sem saber para onde ia (Hb 11.8) por causa disto foi considerado o Cristovão Colombo do mundo antigo. Ele andou 650 Km a pé, somente pela fé. Teve que Deixar a sua família, devido a fé, pois a sua família é idólatra e podia comprometer a sua fé; existe uma frase que expressa essa atitude de Deus. A frase é: “Ou a nossa fé nos separa do mundo, ou o mundo nos separa da nossa fé
            As promessas pessoais feitas a Abraão são interessantes. Abraão seria reverenciado, não por sua virtude, mas pelo favor de Deus, que disse “e te abençoarei, e te engrandecerei o nome” (Gn 12.2.b) Abraão tinha de ser um canal de benção para outros: “[...]Sê tu uma bênção! ” (Gn 12.2c) Deus nos abençoa para que sejamos benção.
            Deus prometeu abençoar ou amaldiçoar aos homens segundo a atitude que tivessem para com Abraão. “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gn 12.3) Assim Deus o protegeria. As transcendentais promessas feitas a Abraão e a seus descendentes são três:
1.    Herdariam a terra de Canaã
2.    Chegariam a ser uma grande nação (a grandeza prometida significa muito mais do que uma população numerosa).
3.    Por meio deles, todas as linhagens da terra seriam abençoadas (esta é a promessa messiânica).

Conclusão
1.    Abraão é o pai das três maiores religiões do mundo. (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo)
2.    Abraão foi chamado por Deus, para abençoar todas as famílias da terra.
3.    Abraão é chamado pai da fé e amigo de Deus (Tg 2.23)
4.    Abraão é um exemplo de vida convertida, pois deixou tudo para trás para servir a Deus.
5.    No próximo estudo iremos ver as provações de Abraão.

Que Deus abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário