sábado, 30 de junho de 2012

Abraão:O Pai da Fé Parte 2


Abraão: O Pai da Fé Parte 2
Gênesis 12.1-3
Texto Bíblico
            Vs. 1ð Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;
            Vs. 2ð de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!
            Vs. 3ðAbençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.

            Introdução
            Vimos no estudo passado que as três grandes religiões monoteístas: o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, reverenciam-no como o pai de sua fé. Abraão é o pai espiritual de todos os crentes (Rm 4.16; Gl 3.7). Somente a Abraão se chama “amigo de Deus” (II Cr 20.7; Is 41.8, Tg 2.23). E que da linhagem de Abraão viria o salvador do mundo. Mas Abraão também passou por testes de fidelidade a Deus, e muita destas provas de conduta foi reprovado, mas sempre Abraão reconhecia seu erro e voltava para a carreira da fé que tinha que percorrer (Hb 12.1). Hoje iremos ver algumas provas que Abraão passou.

I. A Primeira Prova de Abraão – A Mentira e a Falta de Confiança a Deus. (Gn 12.10-20)
            De acordo com Gn 12.10 Havia fome naquela terra. A obediência a Deus não significa que nunca enfrentaremos problemas e duras provações. (1) Mal Abraão chegou ao seu destino, enfrentou coisas desagradáveis. Seus problemas incluíam uma esposa estéril (Gn 11.30), a separação da sua parentela (Gn 12.1) e uma fome que estava levando-a à privações e forçando a sair do país. Conforme nos ensina o exemplo de Abraão, o crente que está procurando servir a Deus e obedecer à sua palavra, não deve estranhar ao se deparar com grandes obstáculos, adversidades e problemas. Costuma essa ser a maneira de Deus treinar aqueles que Ele tem chamado para obedecer-lhe. Nesses casos, devemos prosseguir com obediência, e confiantes de que Deus continuará agindo em nosso favor e pelo bem dos seus propósitos. (Jó 42.2; Pv 19.21; Is 14.27; 46.10; Rm 8.28)
            De acordo com as Escrituras Sara era uma mulher atraente, e despertou atenção da parte do faraó. E o faraó desejou  ter ela por mulher,neste episódio ela  tinha sessenta e cinco anos; mas como viveu 127 anos, naquela altura seria como outra mulher aos quarenta. Abraão deu uma vacilada na fé, primeiro não confiando em Deus, e depois usando uma meia mentira para faraó, dizendo-o que Sara era sua irmã Gn 12.11-13 – Sarai era, de fato, sua meia-irmã, segundo a informação contida em Gn 20.12 – ( “Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher.”).
            Ele entregou a sua esposa para o faraó, um erro levou a outro erro – Abraão precisaria entender que Deus tem poder de abençoar o teu povo, mesmo na terra de fome. Deus cuida de seus filhos, ELE sempre supriu a necessidade de seus filhos. Como são descritos nestes seguintes textos: “[...] Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito:De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Hb 13.5b)” e “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. (I Pe 5.7)”. Deus conhece as nossas necessidades e as supri. Tem uma frase que mostra bem que Deus faz é o melhor para as nossas vidas: “Deus nada faz nem permite fazer Senão o que tu mesmo farias se pudesse ver. O Fim de todas as coisas aqui como Ele o pode ver". Abraão precisava de aprender que todas as coisas estão sob o controle de Deus. Pois Deus é soberano. Ele sabe o que faz, e os planos de Deus são mais elevados que os nossos. (Is 55.8-9). Para Deus o que estamos vivendo hoje, já foi visto por
ELE antes de nascermos, o que vamos passar amanhã já está sob os cuidados de Deus, por isto Ele faz as promessas – para nos sustentar nos períodos de crise.
            Em Gn 12.17-18 Gn 12.17-18 – O SENHOR interveio ao chamar a atenção do faraó. Puniu com grandes pragas refere-se, provavelmente, a furúnculos ou alguma dermatose. Não é nos dito como o faraó ficou sabendo que a praga vinha da parte de Deus. O método costumeiro teria sido o de consultar os seus sacerdotes e magos a respeito da causa das grandes pragas, confirmando a palavra deles com perguntas dirigidas a Sarai Vs.18-19. Abraão  foi expulso do Egito, saiu envergonhado, tudo isto foi permitido por Deus. Pois Deus usou tudo isto para ensinar Abraão, e para nos deixar um exemplo. ( Rm 15.4).
            Deus cuidou de Abraão, e usou a sua fraqueza para corrigi-lo, e corrigira a todos os Filhos de Deus, que viriam depois dele. Todas as nossas experiências sendo elas, positivas ou negativas Deus usa como uma forma de ensino. (II Tm 3.16-17 ). Abraão não edificou nenhum altar no Egito. Saiu humilhado, reconhecendo que Deus é Santo. Até a escrava egípcia Hagar e o aumento de gados obtidos no Egito lhe causaram problemas mais tarde. Aprendeu quão perigoso é afastar-se de Deus. Á semelhança fidelidade. Trouxe seu juízo sobre os que ameaçavam o plano divino de que Sarai fosse a antecessora de Israel.

            Conclusão:
1. Abraão como pai da fé também passou por várias provas.
2. Nessa prova foi reprovado, mas Deus permitiu este teste para corrigi-lo e ensiná-lo a confiar em Deus.
3. Abraão é um exemplo para aqueles que uma vez caiu na fé e deseja voltar a trilhar novamente o caminho com Deus.

Que Deus nos Abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário