terça-feira, 12 de junho de 2012

Chamados Para Avançar Parte III


Chamados para avançar Parte III
Hebreus 10.38-39
            Texto Bíblico
            Vs.38 ðMas o meu justo viverá pela fé. E se retroceder, não me agradarei dele.
            Vs 39 ðNós porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. (NVI)

                INTRODUÇÃO
            Nos estudos passados vimos os motivos que nos faz a avançar. Hoje iremos ver os obstáculos que surgem quando temos que avançar. Pois o avançar nos traz desafios que temos que enfrentar. Não podemos esquecer que o inimigo de nossas almas é o opositor, isto é se opõe tudo aquilo que é a vontade de Deus, por isso devemos resistir todas as armas usadas por Satanás. Quais são as armas usadas por Satanás?

I. Devemos lutar contra o medo. II Tm 1.7 ðPois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes.” (NTLH)
            Uma das armas usada pelo nosso inimigo é o medo. Pois o medo faz com que desistimos de avançar para alcançar o nosso alvo. O medo nos paralisa, nos faz refém e faz com que distanciamos naquilo que Deus tem preparado para nós. Nós cristãos temos o Espírito que habita em nós nos faz avançar, Ele não traz medo, mas o diabo coloca medo. Na parábola das dez minas em Mt 25.14-30 vemos que aquele que tinha medo deixou de cumprir o seu chamado e foi repreendido pelo mestre. O medo fez com Pedro negasse a Jesus, e muitos outros têm negado a Jesus por medo de assumir um compromisso com Jesus que é de avançar na fé.
             Quando Neemias edificava o muro, o inimigo (diabo) levantou Tobias Sambalate para paralisar a construção dos muros. Em Neemias 4.7-11 eles levantaram um rumor de guerra contra Judá, levando a paralisação da obra. Mas Neemias sabia do chamado de Deus e exortou o povo a continuar a obra, e o povo deixou de ter medo e prosseguiu, e fizeram a vontade de Deus. (Ne 4.12-23). Neemias é um exemplo de líder que avança vencendo todos os seus temores.

II. Devemos lutar contra o desanimo. (Jo 16.33) ðEstas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”.
            Uma arma usada pelo inimigo é o desanimo. Nesta passagem Jesus estava falando de sua missão e revelando dos próximos acontecimentos (Sua morte e Ressurreição). Mas Jesus alertou os seus discípulos a respeito de não ficarem desanimados por causa das aflições que enfrentariam. Este alerta é para todos os cristãos que querem avançar na fé. Jesus nos alertou que iríamos passar por aflições, mas que tivéssemos ânimos, pois da mesma forma que ele venceu, ele nos faria vencer também, mas para isto não devemos desanimar e sim avançar.
            O desanimo fez com que Elias pedisse a morte para Deus (I Rs 19.8-20), ele queria que encerrasse o seu ministério. Mas Deus deu outra tarefa para o profeta, de ungir dois reis e um profeta (vs.15-16).Com isto Deus restaura novamente o ministérios de Elias. Depois de ungir os dois reis Elias iria preparar o seu sucessor, o profeta Elizeu (I Rs 19.19-21).  Não devemos esquecer que aquele que nos chama para a obra nos capacita. Por isso devemos avançar na obra de Deus. Não devemos deixar que o desânimo venha nos atingir, como fizeram os discípulos do Senhor que voltaram a pescar depois da ressurreição de Jesus (Jo 21)

Conclusãos
1. Quando estamos dispostos avançar o inimigo de nossas almas começa a se opor.
2. O inimigo usa o medo para tentar nos paralisar, mas o perfeito amor (Amor de Deus – amor Agape) lança fora o medo.
3. O inimigo usa o desanimo para nos fazer parar na caminhada. Mas alegria do Senhor é a nossa força. (Ne 8.10).
4. Devemos sempre avançar e nunca olhar para trás. Pois Deus já nos deu a vitória.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário