domingo, 15 de julho de 2012

Conduzidos ao Deserto Parte II


Conduzidos ao Deserto!!! Parte II
Os 2.14
&ðPortanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração.” (Os 2.14 ARA).

INTRODUÇÂO
            Nesta série de estudo sobre o deserto, vimos o significado da palavra deserto no hebraico que é midbar que significa uma região inabitada; e seu significado metafórico é de uma metáfora da vida, do palco onde se desenrola o drama da vida cristã. Também vimos que na nossa trajetória cristã passamos por dois tipos de deserto, que são o deserto de nossa peregrinação e o deserto pessoal.  No estudo de hoje iremos ver porque Deus nos leva para o deserto pessoal:

I.     Para que aprendamos a confiar no Senhor, e o Senhor ser Glorificado. (Ex 14.1-31 ) ð Deus conduziu o povo para o deserto para que ele fosse glorificado. Neste texto o Senhor endureceu o coração do Faraó para que perseguisse o povo pelo deserto. Deus levou o povo a um beco sem saída! Pois levou o povo para frente do mar vermelho e para trás o exercito do Egito, que situação! O que fazer nesta situação? Murmurar? Se desesperar? Qual seria a sua atitude? Moisés clamou a Deus e o povo murmurou e se desesperou diante da situação. Mais foi Deus quem conduziu o povo para o deserto, se o Senhor os conduziu é da permissão de Deus esta situação. Temos que entender que Deus nos leva a certas situações para que aprendamos a confiar nele, Deus usa o deserto para este beneficio a nos ensinar a confiar nele. Confiar em Deus quando tudo esta bem é fácil, e confiar em Deus quando tudo está mal? O que Deu fez diante desta situação? Deus queria dar uma prova de seu cuidado e mostrar ao povo que Deus era o suficiente para sustentá-los no deserto em toda a trajetória que eles iriam passar.
          Deus abriu o mar vermelho, o povo passou e o exercito de faraó foi destruído, grande livramento que Deus deu ao povo no deserto. E na Bíblia diz que eles jubilaram diante desta situação (Ex 15.20-21). Quanto livramento Deus já nos deu diante dos desertos que passamos? O Deserto é o lugar preferido de Deus realizar seus grandiosos feitos. Vejamos:
1.    As Águas amargas se tornam doces ð Ex 15.22-27
2.    Deus manda o maná ð Ex 16.1-10
3.    Deus manda codornizesð Ex 16.11-21
4.    Deus faz sair água da rochað Ex 17.1-11
5.    Deus fez as vestimentas e calçados durarem 40 anos ðDt 8.4; 29.5
6.    Deus alimentou o profeta no Deserto ðI Rs 19.4-7
Tudo isto Deus nos deixou como exemplo, para que nos momentos difíceis (desertos pessoais) possamos ter esperança (Rm 15.4 &ð Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.). Davi em sua jornada na terra observou que: “Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Sl 37.25).
Conclusão

1.    Temos que entender que Deus usa e age no deserto
2.    Temos que entender que os caminhos e pensamentos do Senhor são diferentes dos nossos (Is 55.8-11)
3.    Temos entender que Deus fará toda a sua vontade (Is 46.10).
4.    Se Deus nos leva para o deserto, lá é o lugar mais seguro, pois, ali está Sua presença (Nuvem e Fogo) e hoje através do seu Espírito que em nós habita (I Co 6.19).
5.    Portanto devemos entregar o nosso caminho ao Senhor (Sl 37.5) e deixá-lo dirigir os nossos passos. – Mesmo que seja o deserto. Deus sabe o que faz, pois Ele é Deus sobre todas as coisas !!!!!

Que Deus nos abençoe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário