quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Cristão e o Pensamento


O CRISTÃO E O PENSAMENTO
Fp 4.8-9

Quando o apostolo Paulo  escreveu esta, epístola este se encontrava na prisão, por isto esta carta é conhecida como cartas de prisão juntamente com as cartas de com Efésios, Colossenses e Filemom. Tendo este contexto e ambiente em que Paulo escreveu esta carta, da para entender algumas questões que ele queria ensinar para a igreja e para os cristãos. Uma delas é a respeito do pensamento, pois Paulo estava na cadeia, ele poderia estar pensando coisas negativas ou outros tipos de pensamento, neste trecho vemos o Apóstolo Paulo nos dando uma receita de como ele venceu os maus pensamentos. Este é um trecho que contem instruções de uma vida cristã sadia.
            Muitas pessoas podem transformar os seus pensamentos em uma prisão, na qual muitos crentes não crescem numa fé sadia. O pensamento é uma arma que o inimigo usa para destruir um cristão. Ele usa a mente vazia ou desocupada, para começar um dialogo com o crente. Há uma frase que sintetiza isto, “Nunca permita que o diabo comece um dialogo com você”. Foi assim que ele começou o dialogo com Eva, e todos nós sabemos que isto levou a queda do homem.
            O pensamento é uma das áreas que o cristão mais deve vigiar, dos nossos pensamentos pode sair todos os tipos de males: como a inveja, soberba, ódio, falsos julgamentos e etc. A mente é o maior campo de batalha.
            Qual é a receita que Paulo nos dá nesta Epistola:

I. Tenham Pensamentos Sadios. Fp 4.8 ð (Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.) O apóstolo Tiago nos ensina que o pecado começa com o Desejo isto é no pensamento depois se alimentado dá a luz ao pecado. (Tg 1. 14-15&ð14Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. 15Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.NTLH). O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos fala de sua luta interior (Rm 6.7-25). A questão é: vence o lado que alimentarmos mais.
O livro de provérbios nos ensina que o coração procede às saídas da vida (Pv 4.23&ðTenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.NTLH). Quando começamos a dar corda aos pensamentos maus, podemos entrar em angustia, ter uma crise de ansiedades ou até mesmo entrar em depressão.
1)    Temos que ter pensamentos verdadeiros – Temos que analisar se aquilo que estamos pensando é a verdade. Se não for é um pensamento falso. Podemos ter pensamentos falsos a respeito de um irmão ou de outras pessoas. Podemos também ter um pensamento falso a respeito da palavra de Deus, isto acarretará uma atitude falsa quanto obedecermos a palavra de Deus. Devemos pensar naquilo que é verdadeiro, pois a palavra de Deus é a verdade, o que Ela diz não há erro.
2)    Temos que ter pensamentos honestos e justos. – Isto é temos que ter pensamentos que não nos leve a praticar coisas imorais, pois todo o roubo, mentira, trapaças e etc. tudo isto é formulada em nossa mente, se não lutarmos contra  dará a luz as coisas desonestas, isto é estaremos praticando o pecado.
3)    Temos que ter pensamentos puros– Pensamento puro é um pensamento sem mistura, não podemos ter dois tipos de pensamento, um que agrade a Deus e depois pensar em coisas que desagrada a Deus. Pois somos o templo do Espírito Santo, e por isto temos que pensar em coisas puras, como o Espírito Santo é puro.
II.Tenham Pensamentos que adore ao Senhor Fp 4.8 – ([...] e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.) Todo o nosso pensamento tem que adorar a Deus, pensar em coisas que louva ao Senhor. Quando damos ouvidos aos ditames do diabo e obedecemos estamos nos submetemos ao fracasso. Mas quando começamos a pensar naquilo que Deus é e faz, o nosso ser é transbordado de alegria e plenitude do Espírito (Ef 5.18-20).
            No verso 9 o apostolo diz que tudo aquilo que aprendemos dele, isto é tudo aquilo que é ensinado na Bíblia se o praticarmos, e meditarmos (pensar nas Escrituras) venceremos pois o Deus que dá a paz estará conosco. Em Rm 12.2 o apóstolo Paulo nos fala de renovar a nossa mente (Rm 12.2&ðE não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimente qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.). Não devemos nos conformar com a situação, devemos ter pensamentos que agradam a Deus (Fp 4.8-9) temos que alimentar a nossa mente com a palavra de Deus, pois a palavra de Deus é um agente de santificação na vida do crente (Ef 5.26 &ðpara que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra,).


Que Deus os abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário